Artigos de impeachment contra Trump podem ser votados esta semana

173

Por Cristiana Euclydes

São Paulo – O Comitê Judiciário da Câmara dos Deputados dos Estados Unidos pode votar ainda nesta semana os artigos de impeachment contra o presidente do país, Donald Trump, disse o presidente do comitê, Jarrold Nadler.

O presidente norte-americano, Donald Trump, reunido com líderes do Congresso / Foto: Casa Branca

Segundo ele, em entrevista ontem à “CNN”, o caso dos democratas contra Trump é sólido, e “se apresentado a um júri seria um veredito de culpado em cerca de três minutos”.

Nadler destacou que “há evidências diretas consideráveis” contra o presidente, e que as decisões sobre o que incluir nos artigos de impeachment serão tomadas após a audiência de hoje do Comitê Judiciário e de Inteligência, onde serão apresentadas evidências contra Trump.

Os artigos de impeachment são o conjunto de acusações para iniciar o processo de afastamento. O Comitê Judiciário vai analisá-los e decidir se encaminha o processo para votação no plenário da Câmara.

Os comentários de Nadler vem após a divulgação, um dia antes, de um relatório pelos democratas com justificativas constitucionais para o impeachment. O documento não acusa Trump, mas prepara o terreno para as acusações. A Constituição prevê o impeachment de um presidente em caso de traição, suborno ou outros crimes de responsabilidade.