Argentina refinancia 100% dos vencimentos da dívida no segundo trimestre

829

Buenos Aires – O governo conseguiu refinanciar mais de 100% dos vencimentos da dívida em pesos no segundo trimestre deste ano, obtendo 11,305 bilhões de pesos em financiamento líquido, graças à normalização do mercado de dívida em pesos, conforme relatado pelo Ministério das Finanças. No primeiro trimestre de 2020, o percentual de rolagem atingiu 61%.

Da mesma forma, o estudo indica que, durante o primeiro semestre do ano, os instrumentos de pesos oferecidos pelo Setor Público Nacional proporcionaram ao poupador retornos reais positivos, enquanto “esses níveis de taxa de juros estão alinhados com a sustentabilidade da dívida”.

Das taxas de retorno de cerca de 8% e 10% no final de maio para os títulos ajustáveis
taxas do mercado secundário em aproximadamente 4,0 pontos percentuais (pp) para a seção curta da curva, um fator positivo que mostra a maior confiança do mercado nos instrumentos do Tesouro e favorece um menor custo do endividamento presente e futuro, indica o estudo.

Com isso, o Ministério das Finanças indicou que “continua trabalhando na construção de um perfil de maturidade sustentável ao longo do tempo e pode oferecer instrumentos atraentes aos investidores com o objetivo de desenvolver uma fonte permanente de financiamento para o Tesouro Nacional”.

Tradução: Julio Viana