Ao deixar Washington rumo à Flórida, Trump promete voltar à vida pública

119
O ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. Foto: Divulgação/ Casa Branca

São Paulo – Donald Trump, antes de deixar o cargo como presidente dos Estados Unidos, disse que retornará de alguma forma à vida pública. Ele também desejou boa sorte ao novo governo em suas últimas declarações antes de deixar Washington e partir para a Flórida.

“Desejo à nova administração boa sorte e muito sucesso. Acho que eles terão muito sucesso, eles têm a base para fazer algo realmente espetacular. Então, apenas adeus. Nós amamos vocês. Estaremos de volta de alguma forma”, disse ele na base aérea de Andrews. “Tenha um boa vida. Nos veremos em breve”, acrescentou.

Pouco depois de Trump terminar seus comentários, Joe Biden deixou a casa de hóspedes presidencial em Washington a caminho de uma igreja, onde se juntou ao líder da maioria no Senado, o republicano Mitch McConnell, e ao líder minoria na Câmara dos Deputados, o republicano Kevin McCarthy.

Trump não irá à posse de Biden hoje, que deve fazer o juramento às 14h (de Brasília). A recusa em saudar seu sucessor e comparecer à cerimônia de hoje representa uma ruptura com mais de um século e meio de tradição política, que sempre foi vista como uma forma de afirmar a transferência pacífica do poder.