Anvisa autoriza retomada dos estudos da vacina CoronaVac

160
Foto: Brian Hoskins / freeimages.com

São Paulo – A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou a retomada dos estudos clínicos da CoronaVac, a vacina contra a covid-19 que está sendo desenvolvida pela Sinovac e pelo Instituto Butantan. Os estudos estavam interrompidos desde a noite de segunda-feira.

“Após avaliar os novos dados apresentados pelo patrocinador depois da suspensão do estudo, a Anvisa entende que tem subsídios suficientes para permitir a retomada da vacinação”, disse a agência em um comunicado, acrescentando que continua acompanhando a investigação do “evento adverso grave” reportado pelos desenvolvedores da vacina às autoridades, referente ao suicídio de um dos voluntários participantes do estudo.

“Importante esclarecer que uma suspensão não significa necessariamente que o produto sob investigação não tenha qualidade, segurança ou eficácia. A suspensão e retomada de estudos clínicos são eventos comuns em pesquisa clínica e todos os estudos destinados a registro de medicamentos que estão autorizados no país são avaliados previamente pela Anvisa com o objetivo de preservar a segurança para os voluntários do estudo”, afirmou.