Anúncio de orçamento não deve sair esse mês, diz Casa Branca

539
O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden / Foto: Casa Branca

São Paulo — A porta-voz da Casa Branca, Jen Psaki, informou que o atraso para a confirmação de Neera Tanden como diretora da Secretaria de Administração e Orçamento do governo irá afetar quaisquer planos do presidente norte-americano Joe Biden para apresentar sua proposta orçamentária para o Congresso do país e oferecer um discurso sobre ela.

“Já esperávamos que um atraso ocorresse nesse sentido desde o processo de transição, mas agora com a falta de nomeação eu diria a vocês que não esperassem um anúncio oficial de orçamento neste mês”, afirmou Psaki durante coletiva de imprensa.

Ela disse também que um discurso direcionado ao Congresso com as principais explicações do presidente sobre o orçamento proposto também não deve seguir a forma tradicional, já que com o pandemia de covid-19 é improvável que uma reunião com todos congressistas seja possível.

Os comitês de Orçamento e Segurança Interna do Senado norte-americano vêm postergando a decisão sobre Tanden depois que o senador Joe Manchin, um democrata de centro de quem a equipe de Biden precisa para avançar sua agenda no Senado, disse que não votaria para confirmá-la.

Outro centrista democrata, o senador Kyrsten Sinema, até agora se absteve de expressar apoio a Tanden.

Tanden é a presidente do Center for American Progress, um think tank de tendência democrata, e ex-assessora do Senado para a candidata democrata à presidência de 2016, Hillary Clinton.