Aneel autoriza operação de usinas termelétricas para abastecer Amapá

216
Foto: Alain Schroeder/União Europeia

São Paulo, 20 de novembro de 2020 – A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) informou a liberação das usinas termelétricas (UTE) Santana II e Santa Rita, Operadas pela Eletronorte, para operação comercial, em Macapá, para reforçar o fornecimento de energia elétrica no Estado do Amapá a partir deste sábado (21). A informação foi publicada no Diário Oficial da União.

Segundo a agência, a UTE Santana II possui 24 unidades geradoras de 1.230 quilowatts (kW) cada, totalizando potência instalada de 29,52 megawatts (MW), e a UTE Santa Rita, 20 unidades geradoras de 1.224 kW cada, totalizando 24,28 MW de potência instalada. , as usinas trarão uma ajuda substancial para o suprimento de energia no Estado do Amapá.

Em virtude da urgência de operação dessas usinas, o órgão excepcionalmente flexibilizou os prazos para entrega da documentação normalmente exigida para início da operação de um empreendimento do gênero que, neste caso, deverá ocorrerm em até 60 dias a partir dessa sexta-feira, prazo prorrogável por 60 dias.

A autarquia disse que segue trabalhando no Amapá e que está adotando todas as providências para apurar as responsabilidades dos atores envolvidos.

Ontem, o juiz João Bosco Costa, da 2a. Vara da Justiça Federal do Amapá, decidiu afastar por 30 dias a diretoria da agência e do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), por conta do apagão que atinge o estado há 17 dias. A Aneel disse que, assim que for notificada, entrará com recurso cabível para reverter a decisão.