Analistas destacam potencial de crescimento do Assaí

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Foto: Helena Pontes/Agência IBGE Notícias

São Paulo – Os analistas do Bradesco BBI disseram que a Assaí (ASAI3), bandeira de atacarejo do Grupo Pão de Açúcar, possui muito potencial de crescimento após a empresa apresentar um bom resultado no balanço do segundo trimestre deste ano.

“O Assaí segue apresentando forte crescimento de dois dígitos, suportado por sua exposição de 100% ao segmento de alto crescimento C&C e pela rápida expansão de lojas. Com 19 inaugurações nos últimos 12 meses e aproximadamente 25 mais para fechar até o final do ano, continuamos convencidos de que há muito potencial de crescimento por meio de lojas adicionais”, disse o BBI.

Para a Ativa investimentos, a empresa está mostrando resultado a resultado a eficiência de sua expansão orgânica.

“Com isso, com a maioria das aberturas projetadas para 2021 já em fase de obras, devemos continuar vendo fortes resultados trimestrais da empresa”, disse a Ativa.

RESULTADOS 

Ontem, a companhia reportou lucro líquido atribuível aos acionistas de R$ 305 milhões no segundo trimestre, uma alta de 62,2% em relação ao desempenho obtido no mesmo período do ano passado.

A companhia explicou que o resultado teve impacto de créditos fiscais, refletindo decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) sobre a inconstitucionalidade da inclusão do ICMS na base de cálculo do PIS e da Confins. Sem os créditos, o lucro foi de R$ 264 milhões, alta de 40% na mesma comparação.

De acordo com o Assaí, o crescimento do lucro refletiu a rápida maturação das novas lojas, com 19 novas lojas nos últimos 12 meses, além da maior participação dos clientes consumidores finais nas vendas e um nível adequado de competitividade, com ainda bom desempenho em datas comerciais.

Já o ebitda (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) ajustado cresceu 33,1% no segundo trimestre frente ao mesmo período do ano passado, para R$ 793 milhões.

A companhia informou receita líquida de R$ 10,049 bilhões de abril a junho, avanço de 22,2% frente ao mesmo intervalo do ano anterior.

Segundo a rede, as vendas mesmas lojas subiram 9,2% no período, apesar da pandemia ainda impactar o horário de funcionamento em mais de 20% das lojas da rede.

A companhia encerrou o trimestre com 187 lojas, incluindo a abertura de três novas lojas no período, sendo duas no Centro-Oeste e uma no Sudeste, dando início ao plano de expansão orgânica de 2021. Atualmente, 25 lojas já estão em fase de obras em 14 estados, mantendo a previsão de 25 a 28 aberturas para o ano de 2021.