Ame e Vem devem impulsionar Americanas em 2022

731
Foto divulgação: Lojas Americanas

São Paulo – A Americanas abriu sua teleconferência sobre os resultados de 2021, realizada hoje, falando sobre o incidente de segurança acontecido entre os dias 19 e 20 de fevereiro. O presidente da companhia, Miguel Gutierrez, enfatizou que não há evidência de danos, além da queda dos sites da Americanas e Submarino. “Eles (sites) ficaram fora do ar para garantir a segurança dos consumidores e dos parceiros. A resolução e investigação do incidente continua em curso nas próximas semanas”, informou Gutierrez.
Sobre os resultados do ano passado, a empresa destacou a importância de continuar investindo nos clientes que frequentam as lojas físicas e nas plataformas digitais. Para Raoni Lapagesse, diretor de relações com investidores da empresa, o conceito “pescar no próprio aquário” é fundamental para conseguir monetizar o grande volume de clientes que diariamente estão nas lojas.
“Podemos oferecer diversos produtos da companhia, entre eles, produtos financeiros do portfólio da Ame”, afirmou Lapagesse. A Ame, fintech e plataforma digital de pagamentos da companhia, está presente nas mais de 1.700 lojas físicas da Americanas, nos sites da companhia e em mais de 3 milhões de parceiros no país. O usuário não precisa ter conta bancária para realizar compras ou pagamentos. É possível depositar dinheiro na conta Ame nas lojas físicas da Americanas ou inserir saldo no super app através do cartão de
crédito, boleto, Pix ou TED.
A empresa também destacou o aumento das vendas no sistema o2o, que oferece aos clientes a possibilidade de comprar online e retirar os produtos nas lojas físicas da rede. Para a companhia, é estratégico e fundamental explorar esse sistema híbrido diante da presença da companhia em todas as regiões do país. Outra iniciativa que cresce é a entrega em 72h, que em 2021 representou 24% das entregas da empresa.
Por fim, os executivos falaram sobre o potencial da Vem Conveniência, uma joint venture entre a Americanas e a Vibra, ex-BR Distribuidora, que atuará no mercado de proximidade e conveniência. A operação integrará as lojas BR Mania, da Vibra, e Local, de Americanas. A parceira nasce com uma rede de mais de 1.250 lojas. A parceria foi aprovada pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) no fim do ano passado.