Algum progresso foi feito em negociações com Reino Unido, diz Andreeva

917

Por Cristiana Euclydes

São Paulo – Algum “progresso no processo” foi feito nas negociações do Brexit, disse Mina Andreeva, porta-voz da Comissão Europeia, braço executivo da União Europeia (UE), recusando-se a entrar em detalhes sobre o progresso. As informações são da agência de notícias “Sputnik”.

Ontem, o primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson, disse que estava “encorajado pelo progresso” que está sendo feito no Brexit.

“Certamente avançamos no processo porque estamos envolvidos”, disse Andreeva a repórteres. Ela continuou dizendo que progresso substancial seguiria o “progresso no processo”, mas isso seria para os políticos anunciarem.

“Estamos progressivamente fazendo progressos em buscar as negociações porque estamos nos reunindo com mais frequência agora, mas não vou entrar em substância porque são negociações técnicas”, disse Andreeva.

Johnson repetiu diversas vezes, desde que assumiu o cargo em julho, que se livraria da cláusula “backstop” na Irlanda do Norte e levaria o Reino Unido a deixar a União Europeia em 31 de outubro, mesmo que isso significasse sair sem acordo.

Enquanto isso, a UE reluta em renegociar o acordo existente, que inclui o “backstop” – uma rede de segurança para a Irlanda do Norte que a manteria parte do mercado único da UE – a menos que uma solução melhor seja encontrada.