Alemanha reabre fronteiras para brasileiros vacinados contra covid-19

567
Certificado digital de vacinação contra covid-19 da União Europeia (UE) / Foto: UE

São Paulo – A Alemanha vai reabrir as fronteiras no próximo domingo para a entrada de brasileiros vacinados contra a covid-19, na medida em que o Brasil não será mais considerado zona com variantes do vírus e passará a ser classificado como zona de alto risco.

“A partir de 22 de agosto, as pessoas com vacinação completa contra o coronavírus SARS-CoV-2 e que foram imunizadas com uma das vacinas listadas no site do Instituto Paul Ehrlich, em princípio, poderão novamente viajar do Brasil para a Alemanha”, também para fins de visitas e turismo, diz a embaixada alemã em Brasília, em comunicado.

As vacinas listadas são as desenvolvidas pela Pfizer e BioNTech; Moderna; AstraZeneca e Janssen. “Uma ampliação abrangendo outras vacinas com um padrão de proteção comparável está prevista assim que os testes necessários forem concluídos”, segundo a nota.

Caso já tenham se passado 14 dias da data da última dose da vacina ou da dose única, quem for viajar para a Alemanha deve realizar um registro digital de entrada e apresentar o comprovante de vacinação, que pode ser exigido pela Polícia Federal alemã ou pela autoridade competente no momento do controle de fronteira.

Passageiros que viajarem de avião devem apresentar os comprovantes à companhia aérea antes do início da viagem, de acordo com a embaixada.

“Todas as pessoas provenientes do Brasil e que não têm proteção vacinal de acordo com os critérios acima e não podem comprovar a extrema necessidade de entrada na Alemanha continuam sujeitas às restrições de entrada e transporte para a Alemanha, não podendo viajar do Brasil para a Alemanha”, diz a nota.