Acordo do Brexit é aprovado na Câmara dos Comuns

368
Foto: Divulgação/ Serviço Audiovisual da Comissão Europeia

Por Cristiana Euclydes

São Paulo – A Câmara dos Comuns do Reino Unido aprovou o acordo do Brexit fechado entre o primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, e a União Europeia (UE), em um passo importante rumo à saída do país do bloco dentro do prazo atual, até 31 de janeiro deste ano.

O projeto de lei foi aprovado com 330 votos a favor e 231 contrários, e segue agora para votação na Câmara dos Lordes. O acordo do Brexit já havia sido aprovado em uma votação inicial no final de dezembro, por 358 a favor e 234 contrários.

Na ocasião, Johnson apresentou uma versão revisada do projeto, após seu Partido Conservador conquistar ampla maioria no Parlamento nas eleições realizadas em dezembro.

A nova proposta inclui uma emenda que impede qualquer extensão ao período de transição pós-Brexit para além de 31 de dezembro de 2020, o que deixa apenas 11 meses para que o Reino Unido e a União Europeia firmem um acordo comercial.

Ontem, a presidente da Comissão Europeia, braço executivo da UE, Ursula von der Leyen, disse que o calendário proposto por Londres é muito rígido e que o bloco vai trablhaar “em busca de soluções que mantenham a integridade da UE, seu mercado único e sua união aduaneira”.

Ainda segundo ela, a parceria com o Reino Unido “não pode e não será a mesma de antes. E não pode e nem será tão próximo quanto antes – porque a cada escolha vem uma consequência”.