Acordo comercial entre China e EUA está intacto, diz Trump

244
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. (Foto: Divulgação/ Casa Branca)

São Paulo – O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou que o acordo comercial com a China está “intacto”, depois que um de seus principais assessores nas negociações com os chineses, Peter Navarro, sugerir que o tratado estava acabado.

“O acordo comercial da China está totalmente intacto. Espero que eles continuem a cumprir os termos do contrato!”, escreveu Trump em sua conta do Twitter ontem à noite.

O presidente fez a declaração para acalmar o mercado financeiro, que se assustou com as afirmações feitas mais cedo por Navarro durante uma entrevista para a rede de televisão “Fox News”.

Navarro disse que a demora da China para avisar sobre a eclosão do novo coronavírus no país levaram ao encerramento dos canais políticos e econômicos entre chineses e norte-americanos. Quando questionado pelo repórter se estava “tudo acabado”, Navarro respondeu que “está acabado”.

Após a recepção negativa do comentário, Navarro tentou se explicar dizendo que a afirmação não tinha a ver com o acordo de fase 1 entre os dois países, mas sim sobre a confiança no Partido Comunista Chinês.