Ações do Itaú caem quase 4% após resultados do 1T21

Foto: Anna Nekrashevich / Pexels

São Paulo – As ações do Itaú Unibanco abriram em queda hoje após o banco divulgar o resultado do primeiro trimestre deste ano. Às 13h52 (horário de Brasília) os papéis (ITUB4) registravam queda de 3,94%, a R$ 29,79, entre as maiores perdas do Ibovespa.

Na avaliação da XP Investimentos, o lucro reportado de R$ 6,4 bilhões veio acima das expectativas e 11% do consenso, mas a qualidade dos ganhos decepcionou.

“O Itaú divulgou diversos itens não sustentáveis, que ajudaram no resultado, enquanto áreas relevantes como rendas de tarifas, margem financeira com clientes e custos apresentaram desempenho abaixo do esperado. À medida que a concorrência aumenta e os reguladores se tornam mais agressivos, acreditamos que o consumo de cobertura e os resultados de tesouraria sejam menos relevantes para as perspectivas do setor”, disseram os analistas da corretora.

A Guide Investimento seguiu a mesma linha ao avaliar que o primeiro trimestre do banco “mostra resultado robusto, mas impulsionado por linhas não recorrentes.”

“O resultado do banco foi melhor que o esperado pelo mercado, mas por efeitos que podem não ser sustentáveis. Esperamos um crescimento mais forte dacarteira de crédito nos próximos meses para contrabalancear com a queda na margem de produtos bancários e para atingir o Guidance (Projeções 2021) de crescimento da Carteira de Crédito Total entre 5,5% e 9,5%”, disse o analista Luis Sales.