Ações de varejistas têm maiores quedas do Ibovespa com lançamento do Amazon Prime

1383

Por Danielle Fonseca

São Paulo – As ações de empresas do setor de varejo, entre elas a B2W, Via Varejo, Magazine Luiza e Lojas Americanas, mostram as maiores quedas do Ibovespa após a notícia de que a Amazon está lançando no Brasil o seu programa Prime, que dá acesso a frete grátis em entregas com prazo máximo de 48 horas e acesso ao seu canal de streaming.

Segundo o site “Brazil Journal”, a assinatura custa R$ 9,90 por mês,
com desconto de 25% para o pacote anual, que sai por R$ 89,00. O preço é
considerado agressivo, já que nos Estados Unidos o produto sai por US$ 119,00 ao ano.

“A entrada da Amazon de vez no segmento de e-commerce brasileiro,
oferecendo não só o frete grátis, mas também em outros serviços, deve dar
uma apimentada na competição do setor”, avaliam os especialistas em ações da Levante Investimentos, Felipe Bevilacqua e Eduardo Guimarães, em relatório.

Para eles, o impacto de curto prazo para as ações das empresas que atuam no segmento deve ser negativo. Já no médio e longo prazo, acreditam que os impactos não devem ser tão relevantes. “O mercado brasileiro de e-commerce tem penetração ainda muito baixa e existe a possibilidade de todos crescerem de maneira consistente”, afirmam.

Já os analistas da XP Investimentos, veem o movimento da Amazon “como
mais um passo importante para a estruturação da sua operação de e-commerce no Brasil”. No entanto, ressaltam que o serviço Prime ainda é restrito com relação ao número de produtos ofertados e quantidade de cidades com entrega em dois dias. “Dessa forma, não vemos grandes mudanças no cenário competitivo online com esse anúncio, mas reconhecemos que o lançamento do Prime reforça o posicionamento e estratégia da Amazon para o Brasil”, afirmaram em relatório.

Os analistas lembram que como comparação, a B2W oferece um serviço Prime por R$ 79,90 ao ano, que conta com a oferta de mais de 1,3 milhão de produtos (SKUs), tanto da operação própria de e-commerce quanto de marketplace, e frete grátis para algumas cidades.

A previsão da XP é de volatilidade nas ações das empresas de e-commerce
da sua cobertura, que incluem B2W, Via Varejo e Magazine Luiza. Ontem, as empresas já tinham tido fortes quedas, mostrando uma correção.

Às 11h46 (horário de Brasília), a maior queda era da B2W (BTOW3), que
caía 6,25%, a R$ 41,39, em seguida, estão as ações da Magazine Luiza (MGLU3 -6,11%), Via Varejo (VVAR3 -4,56%), do e das Lojas Americanas (LAME4 -3,08%).