Ações da CVC e Gol sobem após anúncios favoráveis à retomada

Foto divulgação: CVC Viagens

São Paulo – As ações das companhias ligadas ao turismo, como CVC e Gol, sobem após o anúncio de que os Estados Unidos vão liberar em novembro a entrada de turistas vacinados, além de anúncios de e pagamento de dívidas e compra de aeronaves elétricas, feitos por ambas. Às 13h38 (horário de Brasília) os papéis CVCB3 e GOLL4 tinham alta de 5,24% e 3,86%, respectivamente, entre as maiores altas do Ibovespa. Já as ações da Azul (AZUL4) subiam apenas 0,23%.

A Genial Investimentos disse que após o anúncio feito pelo governo norte-americano, as empresas aéreas já demostraram interesse em aumentar a oferta de voos para o país, já que a demanda é grande, lembrando que o país é o principal destino internacional dos brasileiros e ajuda as empresas na retomada de voos internacionais, que foram os mais prejudicados na pandemia.

A CVC informou que realizou o pagamento de dívidas com R$ 202,3 milhões provenientes do aumento de capital de R$ 454,2 milhões feitos com a emissão de 23,8 milhões de novas ações ordinárias em 31 de agosto, e a quitação da terceira emissão de debêntures e 10% da primeira e segunda séries da quarta emissão de debêntures e da quinta emissão, no último dia 3 de setembro.

A companhia disse que os recursos em caixa serão empregados no desenvolvimento das iniciativas estratégicas no longo prazo, e em capital de giro para sustentação das operações com a retomada das operações e vendas do setor de turismo.

Por sua vez, a Gol Linhas Aéreas Inteligentes, em conjunto com o Grupo Comporte, assinou um protocolo de intenções com a Avolon para a aquisição e arrendamento de 250 aeronaves elétricas de decolagem e pouso vertical (eVTOL). A empresa espera iniciar as operações com a nova malha aérea eVTOL em meados de 2025 e disse que o Grupo Comporte está provendo os recursos requeridos para investimento nesse projeto.