Ações da BRF caem após balanço trimestral

Por Danielle Fonseca

São Paulo – As ações da BRF recuam depois que a companhia divulgou seu balanço do terceiro trimestre. Segundo os analistas do BTG Pactual, apesar de a BRF ser uma companhia mais forte hoje e do bom momento para o setor de proteínas, ainda há preocupações com as suas margens.

Produtos da BRF em supermercado

Às 12h39 (horário de Brasília), os papéis (BRFS3) caem 1,97%, R$ 35,25, sendo que chegaram a recuar mais de 3% na abertura do pregão.

“A margem bruta de 24,8% permanece 400 a 500 pontos-base abaixo do nível de alguns anos atrás, enquanto spreads se mantêm igualmente altos. Isso permanece nossa principal preocupação com relação à sustentabilidade das margens da BRF no níveis atuais, uma vez que o ciclo começa a se normalizar”, disseram os analistas, em relatório.

Eles destacaram ainda que a margem recorrente de 14,1% representa uma queda de 60 ponto base na comparação trimestral, a primeira contração sequencial em seis trimestres, o que é foi inesperado dado o cenário de dólar, preços e custos na maioria dos mercados.

Já o lucro líquido de R$ 446 milhões no trimestre foi impulsionado por um ganho financeiro relacionado a reversão de impostos, sem o qual a companhia teria reportado prejuízo. Para os analistas, o custo mais alto de grãos e o crescimento da produção avícola em nível global pode trabalhar conta o ritmo dos ganhos de margens à frente. Por isso, mantiveram a recomendação “neutra”.

Já os analistas da Guide Investimentos têm uma visão mais positiva do trimestre apesar de afirmar que os resultados vieram em linha com o esperado pelo mercado, com crescimento dos volumes no mercado internacional (principalmente China) e no mercado doméstico. 

“Os preços apresentaram estabilidade, com leve pressão sobre os custos, provocando leve queda na rentabilidade. Em todo caso, o ponto positivo do resultado foi a geração de caixa expressiva da companhia e a contínua redução da sua alavancagem”, disseram, em relatório.

Para eles, é possível uma continuidade de resultados positivos em função da possível habilitação de novos frigoríficos para exportação para a China, manutenção de preços no mercado global em patamares altos, redução do endividamento e crescimento na geração de caixa.

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com