Ação da Petro Rio sobe 18% após escolha de consórcio pela Petrobras

452

São Paulo – As ações da Petro Rio dispararam mais de 18% após o consórcio da empresa com a Cobra, subsidiária da francesa Vinci, ser escolhido pela Petrobras para começar as negociações exclusivas dos termos finais dos acordos de compra e venda e outros documentos da transação no processo de desinvestimento dos campos de Albacora e Albacora Leste, com a possibilidade de haver uma oferta final. Às 15h55 (horário de Brasília) os papéis PRIO3 registravam alta de 16,28%, a R$ 27,20, após subirem quase 18%.

A Petrobras confirmou que sua diretoria executiva concluiu a análise das propostas recebidas pelo despendimentos dos campos de Albacora e Albacora Leste, na Bacia de Campos, e aprovou o início da fase de negociação com os consórcios liderados pela Petro Rio para os dois ativos.

Mas a estatal esclarece que, a depender dos termos dos contratos negociados, poderá haver uma rodada final de ofertas. A celebração da transação dependerá do resultado das negociações, bem como das aprovações corporativas necessárias.

Na avaliação de Ilan Arbetman, analista de research da Ativa Investimentos, as participações nos campos de Albacora e Albacora Leste, na Bacia de Campos, adicionariam por volta de 55 mil barris por dia à sua produção, que atualmente está em aproximadamente 35 mil barris/dia.

“Lembramos que atualmente, somando caixa e um nível relativo de alavancagem, que poderia atingir até 2,5x segundo o covenant mais restritivo da companhia, Petrorio disporia de um valor de até U$D 1,5 bi para lidar com novas aquisições ao seu portfolio”, explica.

Ainda segundo o analista, a transação tem caráter transformacional para a companhia, e motiva a escalada visualizada em suas ações durante o pregão de hoje.