Trump acusa China de manipular a moeda

Por Cristiana Euclydes

São Paulo – O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, acusou a China de manipulação de moeda, e chamou a atenção do Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano) para o fato, após Pequim desvalorizar a moeda chinesa para além do nível-chave de 7 iuanes por dólar.

“A China reduziu o preço de sua moeda para uma mínima quase histórica. Isso é chamado de ‘manipulação de moeda’. Você está ouvindo Federal Reserve? Esta é uma violação grande que enfraquecerá a China ao longo do tempo!”, disse Trump, em publicação no Twitter.

O iuane caiu 1,9%, para 7,1087 por dólar em Hong Kong, no início do pregão de segunda-feira, de acordo com dados do Refinitiv. O Banco do Povo da China (Pboc, o banco central do país) disse que a medida se deve “aos efeitos de medidas unilaterais e protecionistas e as expectativas de tarifas contra a China”.

Na semana passada, Trump ameaçou aplicar uma tarifa de 10% sobre US$ 300 bilhões em importações de bens chineses ainda isentos a partir do início do próximo mês.

O presidente norte-americano já acusou a China de manipular sua moeda diversas vezes, o que segundo ele dá uma vantagem competitiva comercial injusta ao país. Trump também têm criticado o Fed com frequência, por não reduzir ainda mais os juros para estimular a economia norte-americana.  

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com