90% dos clientes que autorizaram o compartilhamento de dados tiveram algum benefício, diz BB

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Edifício-sede do Banco Central em Brasília. (Foto: Divulgação/BC)

São Paulo – Um ano após o início da fase 2 do Open Finance no Brasil – a que o cliente autoriza o compartilhamento de seus dados financeiros entre bancos – cerca de 5% da base de clientes que possuem relacionamento com outros bancos já autorizaram o compartilhamento de suas informações com o BB.

A utilização dos dados a partir da autorização dos clientes também se expandiu, atingindo mais de 280 milhões de chamadas no primeiro semestre. No início, tínhamos que explicar para os clientes o conceito de Open Finance, o que não é uma tarefa simples, pois ainda não tínhamos os dados de outras instituições para conseguir materializar os benefícios aos clientes, lembra Fausto Ribeiro, presidente do Banco do Brasil.

A partir dos dados compartilhados com o banco, os clientes do BB passaram a ter acesso a soluções que vão desde a automatização de atualizações cadastrais até o recálculo de limite de crédito. Segundo a companhia, o carro-chefe da experiência de Open Finance no BB é o Minhas Finanças Multibanco, uma solução de gestão financeira que permite que o cliente visualize informações de diferentes bancos no app BB.

Mais de R$ 7,9 bilhões em saldos consolidados com outros bancos já são gerenciados no Open Finance, o que já gerou recomendações de economia de R$ 2,8 bilhões para os clientes. Essa é uma das aplicações mais relevantes viabilizadas pelo Open Finance.

Dos clientes que autorizaram o compartilhamento de dados com o banco, 90% tiveram algum benefício: 77% receberam ofertas personalizadas a partir dos dados ou utilizaram soluções que fazem uso dos dados de Open Finance e 13% tiveram informações cadastrais atualizadas sem necessidade de apresentar documentos ou comparecer à agência, diz o BB.