Vendas no varejo brasileiro caem 0,7% em março

São Paulo – As vendas no varejo brasileiro caíram 0,7% no mês de março, na comparação com o mesmo período do ano passado, de acordo com o Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA) divulgado nesta segunda-feira (15). O indicador já desconta a inflação sobre os setores do varejo ampliado.

Em termos nominais, que refletem a receita de vendas de fato observadas pelo varejista, o ICVA registrou alta de 4% na comparação com o ano anterior. O resultado do mês foi impactado pelo calendário, intensificado principalmente pelo Carnaval, que neste ano caiu em março contra o do ano passado realizado em fevereiro.

Ajustando o ICVA deflacionado a esse efeito, o índice apontaria alta de 2,1%, com uma desaceleração em relação a fevereiro. Pelo ICVA nominal, no mesmo conceito, o indicador apresentaria alta de 6,9% na comparação com o mesmo período de 2018, também apresentando desaceleração.

O bloco de Bens não Duráveis foi o que apresentou maior desaceleração na passagem de fevereiro para março, já considerando os ajustes de calendário. O desempenho negativo deste bloco foi puxado principalmente pelo setor de Supermercados e Hipermercados, parcialmente compensado pelo setor de Drogarias e Farmácias que teve a maior alta do bloco.

O ICVA encerrou o primeiro trimestre de 2019 com crescimento de 2,4% em relação ao mesmo período do ano passado, depois de descontada a inflação. Já em termos nominais, o índice apontou crescimento de 6,2% no primeiro trimestre, ficando abaixo do registrado no trimestre anterior.

Allan Ravagnani / Agência CMA

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com