Varejo brasileiro cresce 2% em junho, segundo ICVA

Por Allan Ravagnani

São Paulo – As vendas no varejo brasileiro tiveram uma alta de 2% no mês de junho na comparação com junho de 2018 – já descontada a inflação – de acordo com o Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA). Em termos nominais – sem descontar a inflação – a alta foi de 5,4%.

Divulgação: Logo da Cielo

De acordo com a Cielo, três jogos da seleção brasileira em junho de 2018 enfraqueceram as vendas para o mês. Ainda segundo o índice, o resultado de junho só não foi melhor porque o mês deste ano contou com um domingo a mais e um feriado, dias mais fracos para o varejo.

Dessa maneira, o calendário pouco interferiu no resultado do mês. Ao ajustar o ICVA deflacionado para esse efeito não recorrente, a alta seria de 1,9%. O ICVA nominal, por sua vez, registraria alta de 5,3%.

DIA DOS NAMORADOS

Na semana que antecedeu o dia dos namorados houve alta de 8,8% em relação ao mesmo período do ano passado. No segmento de presentes, os crescimentos mais relevantes foram notados nos ramos de óticas e joalherias (5,4%); varejo alimentício especializado (4,2%); e vestuários e artigos esportivos (2,8%).

INFLAÇÃO

Os grupos de Alimentação no domicílio e Transportes contribuíram para a desaceleração do índice. Ao ponderar o IPCA pelos setores e pesos do ICVA, a inflação no varejo ampliado em junho ficou em 3,4% com desaceleração em relação a maio (4,5%).

SEGUNDO TRIMESTRE

Sem a inflação, o ICVA fechou o segundo trimestre deste ano com crescimento de 2% em relação ao mesmo período do ano passado. Em termos nominais, o índice apontou crescimento de 6,5% no segundo trimestre e ficou um pouco acima do registrado no trimestre anterior. O calendário afetou positivamente o resultado do segundo trimestre deste ano porque, no segundo trimestre do ano passado, a atividade econômica foi atingida por eventos como a greve dos caminhoneiros, ocorrida em maio.

No recorte semestral – sem inflação – o ICVA subiu 2,2% em base anual. Em termos nominais, o índice seguiu a mesma tendência: cresceu 6,3% na comparação com o primeiro semestre de 2018

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com