Valorizar o euro não é contrariar os Estados Unidos, diz UE

Por Carolina Pulice

Foto: Divulgação/ Serviço Audiovisual da União Europeia

São Paulo – O vice-presidente da Comissão Europeia para o Euro, Valdis Dombrovskis, disse que o bloco não pretende contrariar os Estados Unidos, no mesmo evento em que apresentou planos para fortalecer a união monetária europeia e valorizar o euro frente ao dólar.

“Para ser claro, o propósito deste trabalho não é antagonizar com nenhum outro país, mas sim ver como o euro pode atuar com mais proeminência no mercado global”, disse.

“O euro já é a segunda maior reserva de moeda e este trabalho é para ver o que pode ser feito para fortalecer a moeda no comércio internacional”, completou.

Além dele, o comissário europeu de Assuntos Econômicos e Financeiros, Pierre Moscovici, afirmou que os países do bloco europeu “valorizam a relação com os parceiros norte-americanos”, mas que é necessário fortalecer o euro “pelo bem da Europa”. “Precisamos construir nossas próprias ferramentas e estratégias”, disse.

Os comentários ocorrem um dia após o presidente norte-americano, Donald Trump, ter dito que o dólar estava desvalorizado em relação ao euro e outras moedas, colocando o país em desvantagem.

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com