União Europeia segue aberta à extensão de prazo do Brexit

POR: CAROLINA GAMA / AGÊNCIA CMA


Michel Barnier, negociador-chefe da União Europeia para o Brexit (Foto: Lukasz Kobus / União Europeia)

São Paulo – O negociador chefe da União Europeia (UE) para o Brexit, Michel Barnier, disse que as autoridades europeias estão dispostas a aceitar o pedido do governo britânico para a extensão do prazo de saída do Reino Unido do bloco desde que haja um motivo claro para esse adiamento.

“A extensão do prazo de separação só aumenta as incertezas, por isso, não tem motivo para aceitar uma nova data de saída se isso não for benéfico para a União Europeia”, disse Barnier em coletiva de imprensa.

A primeira-ministra britânica, Theresa May, deve apresentar uma carta ao presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk, pedindo formalmente a extensão do prazo de separação, prevista originalmente para o próximo dia 29.

Essa solicitação acontece após o parlamento britânico aprovar, na semana passada, uma moção do governo propondo uma prorrogação curta e limitada, até 30 de junho, caso o acordo do Brexit seja aprovado pela Câmara dos Comuns até amanhã.

“A razão da extensão do prazo de saída é que determinará uma nova data para o Brexit”, afirmou Barnier. Ele acrescentou que, embora a União Europeia esteja preparada para um divórcio abrupto, as autoridades europeias
ainda acreditam que o acordo atual segue como a única opção viável no momento.

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com