União Europeia está pronta para negociar com Estados Unidos, mas não o contrário, diz Malmstrom

Foto: Divulgação/ Serviço Audiovisual da União Europeia

Por Cristiana Euclydes

São Paulo – A chefe da União Europeia (UE) para o Comércio, Cecilia Malmstrom, disse que o bloco está pronto para negociar com os Estados Unidos sobre comércio, mas não o contrário, e que qualquer conversa sobre taxas a automóveis deve estar de acordo com as regras da Organização Mundial do Comércio (OMC).

“Sobre os Estados Unidos, estamos prontos para iniciar as negociações sobre tarifas industriais, mas eles parecem que ainda não estão”, disse Malmstrom, em coletiva de imprensa após participar da reunião dos ministros de Relações Externas da UE.

Segundo ela, os dois lados começaram uma discussão em nível técnico sobre o que pode ser feito sobre padrões regulatórios, para aumentar a cooperação para tornar o comércio mais fácil e evitar testes duplos. “Neste ponto estamos avançando”, disse Malmstrom.

Ela disse também que se encontrou com o representante comercial dos Estados Unidos, Robert Lighthizer, em Paris, e saudou a decisão do governo norte-americano, na semana passada, de adiar em seis meses, até meados de novembro, a decisão sobre aplicar tarifas sobre automóveis e peças produzidos pela UE.

“Nós deixamos claro que não consideramos as exportações da UE uma ameaça à segurança dos Estados Unidos e não estamos dispostos a entrar em nenhuma negociação que não esteja em conformidade com as regras da OMC”, disse ela, acrescentando que as discussões vão continuar em todos os níveis.

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com