União Europeia está em discussões intensas com Irlanda sobre Brexit

Foto: Etienne Ansotte/Serviço Audiovisual da Comissão Europeia

São Paulo – A Comissão Europeia, braço executivo da União Europeia (UE), está em discussões intensas com a Irlanda sobre o processo de saída do Reino Unido do bloco, disse o porta-voz da UE, Alexander Winterstein, em coletiva de imprensa regular.

“Estamos em discussões intensas, temos canais de comunicação muito bons e abertos com nossos amigos irlandeses, então tudo está no caminho certo”, disse o porta-voz, questionado sobre se a Comissão já definiu maneiras de preservar o mercado interno da Irlanda e o acordo de Belfast, que selou a paz entre as duas Irlandas, diante de um cenário cada vez mais provável de um Brexit sem acordo.

Na semana passada, o Parlamento do Reino Unido rejeitou pela terceira vez o acordo do Brexit assinado entre a primeira-ministra britânica, Theresa May, e autoridades da UE. Agora, Londres tem até o dia 12 de abril para apresentar um plano B ou deixar o bloco sem acordo. Uma reunião de emergência do Conselho Europeu foi agendada para o dia 10 de abril.

A fronteira entre as Irlandas é um dos principais pontos de discordância entre o Reino Unido e a UE. O Parlamento britânico rejeitou a solução backstop, que mantém apenas a Irlanda do Norte na união alfandegária após o Brexit, e pediu alterações. A UE, por sua vez, disse que não vai renegociar esta questão.

Os deputados do Reino Unido continuam hoje as discussões sobre opções alternativas ao acordo do Brexit, após rejeitarem oito propostas na semana passada. A opção sobre uma união aduaneira com a UE chegou perto de ser aprovada, e será votada novamente hoje.

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com