União Europeia está aberta a negociar com EUA sobre taxas

Foto: Divulgação/ Serviço Audiovisual da União Europeia

São Paulo – A Comissão Europeia está aberta a negociações sobre o plano dos Estados Unidos de introduzir taxas adicionais sobre produtos da União Europeia devido aos subsídios do bloco à Airbus, mas sem condições prévias, disse Daniel Rosário, porta-voz da Comissão. As informações são da agência de notícias “Sputnik”.

O Escritório de Representação Comercial dos Estados Unidos divulgou uma lista preliminar de produtos da UE que podem receber taxas extras por causa dos subsídios à Airbus, estimando os danos em US$ 11 bilhões em comércio anualmente. A lista inclui desde aviões até queijos.

“Os dados citados pela Representação Comercial dos Estados Unidos são baseados em estimativas internas dos Estados Unidos que não foram concedidos pela Organização Mundial do Comércio. A União Europeia permanece aberta para discussões com os Estados Unidos, desde que estas sejam sem precondições e objetivem um resultado justo”, disse Rosário a repórteres.

O porta-voz comentou que a decisão da OMC sobre os direitos de retaliação da UE a subsídios dos Estados Unidos à Boeing estava se aproximando. “A União Europeia vai solicitar ao arbitrador apontado pela OMC par determinar os direitos de retaliação da União Europeia. A Comissão começou os preparativos para que a UE possa rapidamente tomar medidas com base na decisão”, disse.

O Ministério das Relações Exteriores da França apoiou os preparativos da comissão para retaliação. “A França apoia as ações da Comissão Europeia que defende que os interesses da Europa neste processo e lembra sua preferência por negociações que coloquem fim à discordância e ajudem a evitar sanções comerciais mútuas”, disse o ministério.

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com