União Europeia e Mercosul fecham acordo de livre-comércio após 20 anos de negociações

Foto: Etienne Ansotte/Serviço Audiovisual da Comissão Europeia

Por Carolina Pulice e Gustavo Nicoletta

São Paulo – A União Europeia (UE) e o Mercosul – bloco composto por Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai – concluíram as negociações sobre um acordo de livre-comércio que estava em negociação há 20 anos, de acordo com comunicado divulgado pelo governo brasileiro.

A União Europeia é o segundo maior parceiro comercial do Mercosul, que exporta para os europeus principalmente alimentos, bebidas e tabaco, e importa essencialmente máquinas, equipamentos, remédios e produtos químicos. Além disso, a União Europeia é o maior parceiro do Mercosul em termos de investimentos.

A versão final do acordo “cobre temas tanto tarifários quanto de natureza regulatória, como serviços, compras governamentais, facilitação de comércio, barreiras técnicas, medidas sanitárias e fitossanitárias e propriedade intelectual”, diz o comunicado do governo.

O texto prevê a eliminação das tarifas de importação de produtos como suco de laranja, frutas e café solúvel, bem como a garantia de acesso, por meio de cotas, ao mercado europeu de carnes, açúcar, etanol e outros produtos.

“As empresas brasileiras serão beneficiadas com a eliminação de tarifas na exportação de 100% dos produtos industriais. Serão, desta forma, equalizadas as condições de concorrência com outros parceiros que já possuem acordos de livre-comércio com a UE”, disse o comunicado do governo.

Nas compras públicas, empresas brasileiras obterão acesso ao mercado de licitações da UE, estimado em US$ 1,6 trilhão. Os compromissos assumidos também vão agilizar e reduzir os custos dos trâmites de importação, exportação e trânsito de bens, segundo o governo.

No Twitter, o presidente Jair Bolsonaro comemorou a conclusão do acordo. “Histórico! Nossa equipe, liderada pelo embaixador Ernesto Araújo, acaba de fechar o Acordo Mercosul-UE, que vinha sendo negociado sem sucesso desde 1999. Esse será um dos acordos comerciais mais importantes de todos os tempos e trará benefícios enormes para nossa economia”, disse ele.

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com