União Europeia e China assinam acordos de aviação civil

Foto: Etienne Ansotte/Serviço Audiovisual da Comissão Europeia

Por Cristiana Euclydes

São Paulo – A União Europeia (UE) e a China assinaram dois acordos de aviação civil para impulsionar a cooperação no setor entre os dois lados, disse a Comissão Europeia, braço executivo da UE, em comunicado.

O acordo bilateral sobre segurança eliminará a duplicação desnecessária de atividades de avaliação e certificação de produtos aeronáuticos pelas autoridades da aviação civil e, portanto, reduzirá os custos para o setor, diz a nota.

O segundo acordo assinado determina que todas as companhias aéreas da UE poderão voar para a China a partir de qualquer Estado membro com um acordo bilateral de serviços aéreos. Até então, apenas as companhias aéreas detidas e controladas por um determinado Estado membro ou por seus nacionais podiam voar para o país asiático.

“Em um mundo cada vez mais instável, a parceria da Europa com a China é mais importante do que nunca. A UE acredita firmemente que as nações que trabalham em conjunto tornam o mundo um lugar mais forte, mais seguro e mais próspero para todos”, disse o presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker. “Hoje demos um primeiro grande passo nesta direção”, concluiu.

A chefe da UE para Transportes, Violeta Bulc, disse que o bloco está interessado em conectar melhor a Europa e a Ásia e facilitar a movimentação de mercadorias, serviços e pessoas, incluindo a aviação. “Os acordos de hoje impulsionarão o comércio da União Europeia com aeronaves e produtos relacionados e garantirão os mais altos níveis de segurança aérea”, disse.

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com