União Europeia discute opções para salvar acordo nuclear com Irã

Chefe da diplomacia da União Europeia (UE) Federica Mogherini. Foto: European External Action Service/European Commission

Por Cristiana Euclydes

São Paulo – Os países europeus querem manter o acordo nuclear com o Irã e estão conversando sobre medidas para que o país volte a cumprir os termos do pacto, disse a chefe de política externa da União Europeia (UE), Federica Mogherini, ao chegar à reunião de ministros da pasta, em Bruxelas.

“Vamos ver como podemos, junto com os Estados membros e nossos parceiros internacionais, preservar o acordo nuclear com o Irã, e colocar em vigor as medidas para que o Irã volte ao cumprimento, como estava há até algumas semanas atrás”, disse ela.

Em junho, o Irã passou a descumprir os limites de reservas de urânio enriquecido e do nível de enriquecimento de urânio estabelecido pelo acordo nuclear. Segundo Teerã, a retirada de partes do acordo veio em resposta à saída dos Estados Unidos, no ano passado, e a retomada de sanções econômicas ao país.

“A Europa está fazendo o que pode para evitar que o acordo nuclear, que os Estados Unidos renunciaram, acabe”, e é fundamental a cooperação do Irã, disse o ministro de Relações Exteriores da Espanha, Josep Borrel Fontelles, que vai ocupar o cargo de Mogherini caso sua indicação seja aprovada pelo Parlamento Europeu.

Ele defendeu a implementação de instrumentos financeiros para que a Europa continue a negociar com o Irã e para que não haja um bloqueio econômico ao país. “Não reconhecemos a extraterritorialidade das leis dos Estados Unidos”, disse. “Estamos fazendo de tudo para manter o acordo. Sabemos quão difícil é devido à atitude dos Estados Unidos”, concluiu.

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com