UE assina compromisso de cooperação bilateral com China

O presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk/Foto: Divulgação/ Conselho Europeu

São Paulo – Representantes da União Europeia (UE) se reuniram com autoridades chinesas para um encontro bilateral que tratou da relação econômica bilateral e projetos de cooperação em segurança e tecnologia.

“A União Europeia e a China se comprometem a fortalecer a cooperação, principalmente no que diz respeito à continuidade dos diálogos bilaterais”, indica comunicado.

O encontro, que reuniu o presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk; o presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, e o primeiro-ministro da China, Li Keqiang, teve como resultado o comprometimento de negociações comerciais mais ampla no setor agropecuário, a proteção de propriedade intelectual e segurança cibernética e do espaço aéreo.

Tanto europeus como chineses sinalizaram com o compromisso de manter relações econômicas abertas, sem discriminação e com competição justa. “Ambos os lados concordaram em estabelecer um mecanismo político para continuar monitorando o avanço das negociações e para reportar aos líderes o progresso feito no fim do ano”.

Segundo Tusk, as negociações foram “difíceis, mas frutíferas”. “Nós chegamos ao acordo de uma declaração conjunta mostrando a direção para nossa parceria, baseada no respeito e na reciprocidade”, pontuou.

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com