Uber é multada no Reino Unido e na Holanda por vazamento de dados

27/11/2018 12:37:07

Por: Pâmela Reis / Agência CMA

Divulgação / Uber

São Paulo – A Uber recebeu uma multa de 385 mil libras no Reino Unido e outra penalidade de 600 mil euros na Holanda devido à invasão dos servidores da empresa em 2016, que expôs dados de milhões de usuários.

O Escritório do Comissário de Informação do Reino Unido, órgão responsável por monitorar o acesso à informação pública e proteger dados pessoais, afirmou que a empresa não conseguiu proteger as informações dos clientes durante o ataque virtual.

“Uma série de falhas que poderiam ser evitadas permitiu que detalhes pessoais de cerca de 2,7 milhões de clientes fossem acessados e baixados pelos invasores a partir de um armazenamento na nuvem operado pela holding da Uber nos Estados Unidos”, diz o comunicado da entidade. “Os históricos de quase 82 mil motoristas baseados no Reino Unido – incluindo detalhes de viagens feitas e valores recebidos – também foram roubados durante o incidente em outubro e novembro de 2016”.

Os clientes e motoristas afetados só foram comunicados do incidente após mais de um ano. Em vez disso, a Uber pagou US$ 100 mil aos responsáveis pelo ataque para que destruíssem os dados roubados.

Já o órgão regulador holandês, Autoriteit Persoonsgegevens, afirmou que a empresa foi multada por não reportar a invasão às autoridades e ao público dentro das 72 horas após o incidente, o que constitui uma violação das regras do país. Segundo o órgão, o ataque afetou 57 milhões de usuários da Uber no mundo, incluindo 174 mil cidadãos holandeses.

Deixar um comentário