Tusk pede para Parlamento europeu aprovar indicados para instituições

Por Carolina Pulice

O presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk/Foto: Divulgação/ Conselho Europeu

São Paulo – O presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk, pediu aos parlamentares europeus que aprovem os nomes indicados pelos líderes da União Europeia, dizendo acreditar que são “boas escolhas”.

“Pela primeira vez em nossa história, o Conselho Europeu propôs duas mulheres e dois homens para liderar as instituições europeias. Espero que isso inspire o Parlamento Europeu em suas decisões”, disse em discurso ao Parlamento.

Tusk pediu ainda que o partido Verde seja incluído nas decisões, apesar de ainda não haver um líder no parlamento para tal partido. Os verdes ganharam destaque nas eleições parlamentares de maio, ao conquistarem 74 assentos, 20 a mais do que nas eleições anteriores.

Na terça-feira, o Conselho Europeu anunciou a indicação de nomes para as principais instituições europeias. O Conselho decidiu indicar Charles Michel para presidência do Conselho Europeu, Ursula Von der Leyen como presidente da Comissão Europeia, Josep Borrel Fontelles para alto Comissário de Relações Exteriores da EU e Christine Lagarde, para a presidência do Banco Central Europeu (BCE). Os nomes precisam ser aprovados pelo Parlamento Europeu.

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com