Trump volta a pedir que Fed corte taxa de juros

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. Foto: Divulgação/ Casa Branca

Por Cristiana Euclydes

São Paulo – O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, voltou a criticar o Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano) por manter os juros do país altos e dificultar a expansão da economia, enquanto outros países ganham vantagem por injetar dinheiro em seus sistemas financeiros e manipular suas moedas.

“Com quase nenhuma inflação, nosso país está sendo desnecessariamente obrigado a pagar uma taxa de juros muito mais alta do que outros países apenas por causa de um Federal Reserve muito desorientado. Além disso, o aperto quantitativo continua tornando mais difícil para o nosso país competir”, disse Trump, no Twitter.

“Tão bom como fizemos, poderia ter sido muito melhor. Os custos da taxa de juros deveriam ter sido muito menores, e o Produto Interno Bruto (PIB) e o acúmulo de riqueza do nosso país seriam muito mais altos. Um desperdício de tempo e dinheiro. Além disso, é muito injusto que outros países manipulem suas moedas e injetem dinheiro!”, acrescentou.

Trump também repetiu que o Fed errou ao elevar a taxa de juros muitas vezes no ano passado, e de forma rápida, e defendeu que um corte na taxa deve vir em breve. A próxima reunião do Comitê Federal de Mercado Aberto (Fomc, na sigla em inglês) é na semana que vem, nos dias 30 e 31 de julho.

“Será muito mais custoso para o Federal Reserve cortar mais se a economia realmente, no futuro, desacelerar! Muito barato, na verdade produtivo, mover agora. O Fed elevou e apertou muito e muito rápido. Em outras palavras, eles erraram (feio!). Não falhem de novo!”, concluiu Trump.

O presidente norte-americano tem feito várias críticas ao banco central norte-americano, pedindo o corte na taxa básica de juros. A taxa está, atualmente, na faixa entre 2,25% e 2,50% ao ano. Em junho, o Fed manteve os juros inalterados, mas deixou a porta aberta para futuros ajustes diante de incertezas comerciais e da fragilidade econômica global.

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com