Trump vai se encontrar com presidente da Guatemala para discutir migração

Por Carolina Pulice

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. Foto: Divulgação/ Casa Branca

São Paulo – O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, vai se encontrar com o presidente da Guatemala, Jimmy Morales, na próxima semana, para discutir a crise migratória que faz com que os imigrantes tentem entrar nos Estados Unidos através da fronteira com o México.

“O presidente Donald Trump vai se encontrar com o presidente da República da Guatemala, Jimmy Morales, na Casa Branca no dia 15 de julho”, disse a Casa Branca em comunicado. “Trump e Morales vão discutir maneiras de criar uma relação robusta focada na solução da migração e prioridades de segurança”, completou.

“Os dois líderes também vão discutir como a Guatemala pode construir uma relação mais forte com os parceiros da América Central para expandir o crescimento econômico, criar empregos e promover oportunidades para seus cidadãos”, completou.

O encontro faz parte das medidas tomadas pelo governo norte-americano para interromper o fluxo migratório de imigrantes da América Central no país. No mês passado, Trump fechou um acordo com o México para impedir a passagem de imigrantes na fronteira do país.

Na época, o presidente mexicano, Andrés Manuel López Obrador, disse que as medidas deveriam incluir a promoção e desenvolvimento das economias dos países de origem dos imigrantes. A Guatemala enfrenta uma grave crise econômica e social, registrando altos índices de violência e de pobreza.