Trump se encontra com Duterte e não comenta sobre direitos humanos

13/11/2017 12:12:46

Por: Cristiana Euclydes / Agência CMA

Rodrigo Duterte, presidente das Filipinas (Foto: Prachatal/Flickr)

São Paulo – O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, reuniu-se hoje em Manila com o presidente das Filipinas, Rodrigo Duterte, em seu último destino na viagem pela Ásia, mas não comentou sobre os abusos de diretos humanos no país.

Trump disse que tem “uma ótima relação” com Duterte, agradeceu a
hospitalidade, o parabenizou pela organização da cúpula da Associação de Nações do Sudeste Asiático (Asean, na sigla em inglês) em Manila e elogiou o clima na cidade, mas não falou sobre o controverso combate às drogas do líder filipino.

Duterte têm implementado uma política agressiva contra as drogas que, segundo organizações de direitos humanos, têm permitido assassinatos extra-judiciais. Ele já xingou publicamente o ex-presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, e, na semana passada, disse ter matado um homem aos 16 anos.

Durante o evento, Trump disse que Estados Unidos continuam comprometidos com o papel central da Asean como um fórum regional visando à cooperação. “Nós celebramos seu incrível sucesso, e também buscamos parcerias econômicas com base na justiça e na reciprocidade”, disse.

Edição: Pâmela Reis (pamela.reis@cma.com.br)

Deixar um comentário