Trump repete que China piora situação ao retaliar tarifas

Por Carolina Pulice

Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump/ Foto: Divulgação/ Casa Branca

São Paulo – O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, voltou a criticar a retaliação do governo chinês sobre produtos norte-americanos, e disse que os consumidores dos Estados Unidos não precisam arcar com as tarifas impostas sobre a China.

“Não há motivos para os consumidores dos Estados Unidos pagarem as tarifas, que vão ter efeito sobre a China hoje. Esse se provou somente quando 4 pontos foram pagos pelos Estados Unidos, e 21 pontos pela China, porque a China dá subsídio aos produtos em tão larga escala. As tarifas podem ser evitadas se você compra de um país não tarifado, ou compra produtos de dentro dos Estados Unidos (a melhor ideia), Isto é zero tarifas. Muitas companhias tarifadas vão deixar a China para o Vietnã e outros países da Ásia. É por isso que a China quer fazer um acordo”, afirmou em seu Twitter.

“Ninguém ficará na China para fazer negócios. Muito ruim para a China, muito bom para os Estados Unidos. Mas a China tirou vantagem dos Estados Unidos por muitos anos (nossos presidentes não fizeram um bom negócio). Por isso, a China não deve retaliar. Só vai ficar pior”, afirmou em seu Twitter.

O comentário de Trump ocorre após o governo chinês ter anunciado a imposição de tarifas em 25% sobre US$ 60 bilhões de bens dos Estados Unidos, como resposta à imposição de tarifas de 25% sobre bens chineses no valor de US$ 200 bilhões.

Esta é a segunda vez no dia que Trump alerta sobre a escalada das tensões comerciais entre os países por conta da retaliação chinesa. Mais cedo, o presidente norte-americano disse as mesmas frases sobre a questão comercial, citando que a resposta chinesa “só pioraria a situação”.

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com