Trump promete usar força em resposta a ataque do Irã

Por Carolina Gama

São Paulo – O presidente norte-americano, Donald Trump, voltou a elevar o tom das ameaças ao Irã por meio de uma série de mensagens publicadas em seu Twitter nas quais diz que usará toda a força e o poder dos Estados Unidos para conter ataques de Teerã.

Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump/ Foto: Divulgação/ Casa Branca

“Qualquer ataque do Irã a alvos norte-americanos terá como resposta uma grande e esmagadora força. Em alguns casos, esmagadora significará obliteração. Chega de John Kerry e Obama!”, disse Trump em uma das suas mensagens.

O presidente norte-americano fez questão de ressaltar o poderia bélico norte-americano em uma das mensagens. “A liderança do Irã não entende as palavras ‘bondade’ ou ‘compaixão’, que eles nunca têm. Infelizmente, o que eles entendem é força e poder, e os Estados Unidos são de longe a força militar mais poderosa do mundo, com US$ 1,5 trilhão investidos nos últimos dois anos”, afirmou.

Trump também criticou o posicionamento de Teerã depois da adoção, no dia anterior, de sanções a várias autoridades iranianas, entre elas o líder supremo do país, o aiatolá Ali Khamenei. Mais cedo, o porta-voz do Ministério de Relações Exteriores do Irã, Abbas Mousavi, afirmou que a imposição de sanções feitas pelos Estados Unidos ao país prejudica o caminho diplomático.

“A declaração muito ignorante e que insulta do Irã, publicada hoje, mostra apenas que eles não compreendem a realidade”, disse Trump em outra mensagem.

Ainda no Twiiter, ele voltou a acusar o Irã de patrocinar o terrorismo. “O maravilhoso povo iraniano está sofrendo e sem nenhuma razão. Sua liderança gasta todo seu dinheiro em terror e pouco em qualquer outra coisa. Os Estados Unidos não se esqueceram do uso que o Irã faz dos IEDs e EFPs (bombas), que mataram 2000 norte-americanos e feriram muito mais”, acrescentou Trump.

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com