Trump promete retaliar tarifas da UE sobre a Harley-Davidson

Por Cristiana Euclydes

São Paulo – O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse que as tarifas da União Europeia (UE) pagas pela empresa norte-americana Harley Davidson são injustas e que o país vai retaliar, após a companhia reportar queda no lucro do primeiro trimestre deste ano.

Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump/ Foto: Divulgação/ Casa Branca

“Harley-Davidson tem lutado com tarifas com a UE, atualmente pagando 31%. Eles tiveram que se mudar para o exterior para tentar compensar um pouco da tarifa com a qual foram atingidos, que subirá para 66% em junho de 2021”, disse Trump, em publicação no Twitter. “Tão injusto com os Estados Unidos. Nós seremos recíprocos!”, acrescentou o presidente.

Em agosto do ano passado, Trump apoiou um boicote à empresa, que havia anunciado planos de transferir sua produção de motocicletas destinada ao mercado europeu para fora dos Estados Unidos, para evitar as taxas da UE impostas em retaliação ao aumento das tarifas por Trump à importação de aço e alumínio europeus.

Mais cedo, a Harley-Davidson reportou lucro líquido de US$ 127,9 milhões no primeiro trimestre de 2019, o que representa uma queda de 26,8% em relação ao mesmo período do ano anterior. Já a receita somou US$ 1,380 bilhão, uma baixa de 10,2% na mesma base de comparação.

A empresa atribuiu parte dos resultados mais fracos às tarifas da UE. Além disso, houve queda nas vendas de motocicletas nos Estados Unidos, e uma baixa mais modesta nas vendas nos mercados internacionais.

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com