Trump pressiona Israel a impedir visita de deputadas democratas Omar e Tlaib

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. Foto: Divulgação/ Casa Branca

Por Cristiana Euclydes

São Paulo – O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, pressionou Israel a impedir a entrada no país das deputadas norte-americanas democratas Ilham Omar, de Minnesota, e Rashida Tlaib, de Michigan, afirmando que elas odeiam o povo judeu.

“Mostraria grande fraqueza se Israel permitir que a deputada Omar e a deputada Tlaib visitem [o país]. Elas odeiam Israel e o povo judeu, e não há nada que possa ser dito ou feito para fazê-las mudar de ideia. Minnesota e Michigan terão dificuldade em colocá-las de volta no cargo. Elas são uma desgraça!”, disse Trump, no Twitter.

Na manhã de hoje, as agências de notícias reportaram que o governo de Israel, liderado pelo primeiro-ministro Benjamin Netanyahu, considera negar a visita das deputadas, que pretendem visitar Jerusalém e a Cisjordânia, devido a criticas que elas fizeram à política israelense sobre os palestinos.

Uma possível decisão de Israel de negar a entrada das deputadas pode agravar ainda mais as tensões entre os democratas e republicanos nos Estados Unidos, antes das eleições presidenciais norte-americanas, em outubro de 2020.

As duas deputadas receberam diversas críticas de Trump nos últimos meses. No dia 14 de julho, Trump disse que elas e outras duas deputadas democratas de minorias étnicas deveriam “ir embora” e “consertar os locais infestados pelo crime de onde vieram”. As declarações foram consideradas racistas. Tanto Omar quanto Tlaib são cidadãs dos Estados Unidos.

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com