Trump nega retomada de política de imigração que separa famílias

Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump / Foto: Divulgação/Casa Branca

São Paulo – O presidente norte-americano, Donald Trump, voltou a defender o endurecimento das leis de imigração e de medidas de proteção na fronteira dos Estados Unidos com o México, mas negou que retomará a política que promove a separação de famílias de imigrantes ilegais.

“Essa era uma política do governo de Barack Obama. Acabamos com a separação entre filhos e pais que tentam cruzar a fronteira ilegalmente e meu governo não pretende reativá-la para conter o fluxo de imigrantes”, disse Trump em breves declarações a repórteres na Casa Branca.

Trump rescindiu a chamada política de tolerância zero em 20 de junho do ano passado, mas notícias na imprensa internacional indicam que o governo já teria separado mais de 200 crianças de seus parentes e colocadas sob cuidados institucionais.

A medida original impedia a prisão de crianças cujos pais que tentassem cruzar a fronteira ilegalmente, por isso, eram afastadas de suas famílias. As separações recentes ocorrem, em geral, pela detenção de pais por fraude ou crimes.

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com