Trump e Moon Jae in conversam sobre desnuclearização da Coreia do Norte

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e o presidente da Coreia do Sul, Moon Jae in. Foto: Divulgação/ Casa Branca

Por Cristiana Euclydes

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, falou ao telefone com o presidente da Coreia do Sul, Moon Jae in, sobre maneiras de alcançar a desnuclearização completa da Península Coreana, de acordo com a Casa Branca, em comunicado.

“Os dois líderes discutiram os acontecimentos recentes relativos à Coreia do Norte e como alcançar a desnuclearização definitiva e completa da Coreia do Norte”, diz a nota. Trump e Moon se encontraram pessoalmente em abril, em Washington, para falar sobre o tema, entre outros assuntos bilaterais.

Em fevereiro, Trump e o líder norte-coreano Kim Jong Un se encontraram pela segunda vez, em Hanói, no Vietnã, mas ambos deixaram a reunião decepcionados, sem um acordo de desnuclearização assinado. A primeira reunião entre eles foi em Singapura, em junho do ano passado.

Kim tem apelado pelo fim das sanções econômicas contra Pyongyang em troca do desmantelamento das atividades nucleares do país, mas Washington tem reiterado que só vai retirar as restrições após a desnuclearização. Em abril, a Coreia do Norte voltou a realizar testes com armas táticas, sinalizando um posicionamento mais firme em relação aos Estados Unidos.

O líder norte-coreano disse, em abril, estar aberto a um terceiro encontro com Trump. No mês passado, Kim se reuniu com o presidente da Rússia, Vladimir Putin. O presidente russo criticou as sanções norte-americanas, e disse que Pyongyang precisa de garantias para continuar o processo de desnuclearização.

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com