Trump diz que Xi deveria encontrar-se com manifestantes em Hong Kong

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. Foto: Divulgação/ Casa Branca

Por Cristiana Euclydes

São Paulo – O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse que o presidente da China, Xi Jinping, deveria se encontrar pessoalmente com os manifestantes em Hong Kong, para resolver o problema, que já dura mais de dois meses.

“Se o presidente Xi se encontrasse diretamente e pessoalmente com os manifestantes, haveria um final feliz e um encerramento esclarecedor para o problema de Hong Kong. Eu não tenho dúvida!”, disse Trump, em mensagem no Twitter.

Ontem à noite, ele disse que conhece bem o chefe de Estado chinês e acredita que ele seja um bom líder, respeitado pelo seu povo. “Eu não tenho nenhuma dúvida de que se o presidente Xi quiser resolver rapidamente e de forma humana o problema em Hong Kong, ele pode fazer isso”, afirmou.

Os protestos em Hong Kong começaram no dia 9 de junho contra uma controversa lei de extradição, que permitiria que acusados de crimes na cidade fossem julgados na China continental. O projeto foi suspenso, mas as manifestações continuam, contra o governo local.

Na manhã de hoje, o porta-voz do Ministério de Relações Exteriores da China, Hua Chunying, condenou a interferência externa em questões internas do país. “Assuntos de Hong Kong são assuntos inteiramente internos”, afirmou ele, em coletiva de imprensa.

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com