Trump diz que vai reagir com força se Irã atacar os Estados Unidos

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. Foto: Divulgação/ Casa Branca

Por Cristiana Euclydes

São Paulo – O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse ontem à noite que não há sinais de que o Irã está se preparando para atacar seu país, mas que os norte-americanos vão reagir com força caso isso aconteça.

“Vamos ver o que acontece”, disse Trump a repórteres. “Mas eles têm
sido muito hostis. Eles realmente têm sido os provocadores número 1 do terror”, afirmou o presidente. “Não temos indício de que alguma coisa aconteceu ou vai acontecer, mas se acontecer, nós vamos responder obviamente com grande força”.

No final de semana, Trump havia alertado, pelo Twitter, que o Irã não volte a ameaçar seu país. “Se o Irã quer lutar, esse será o fim oficial do Irã. Nunca ameace os Estados Unidos novamente!”, disse ele, após o líder da Guarda Revolucionária do Irã, Hossein Salaim, afirmar que o país não tem medo da guerra.

Há cerca de suas semanas, os Estados Unidos começaram a aumentar sua presença militar no Golfo Pérsico, com o envio de um porta-aviões, uma força tarefa de bombardeiro e outros navios e equipe, citando o aumento das ameaças iranianas, mas sem apresentar provas.

Ontem, autoridades iranianas disseram que devem ultrapassar um limite internacional em seu estoque de urânio, após Teerã ter anunciado há cerca de duas semanas que deixaria partes do acordo nuclear assinado em 2015 com os Estados Unidos, França, Alemanha, Reino Unido, Rússia e China. Os Estados Unidos saíram do pacto em 2018.

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com