Trump diz que Stephen Moore se retirou de processo para vaga no conselho do Fed

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. Foto: Gage Skidmore/ Flickr

Por Cristiana Euclydes

São Paulo – O economista Stephen Moore pediu para não ser indicado ao conselho do Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano), disse o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, na segundo vez em que um possível indicado do presidente se retira do processo.

“Steve Moore, um grande economista pró-crescimento e uma pessoa realmente boa, decidiu se retirar do processo do Fed. Steve venceu a batalha de ideias, incluindo cortes de impostos e desregulamentação que produziram prosperidade não inflacionária para todos os norte-americanos. Eu pedi a Steve que trabalhasse comigo para o futuro crescimento econômico em nosso país”, disse Trump, em duas publicações no Twitter.

Moore foi assessor de campanha de Trump e é um dos fundadores do conservador “Club for Growth”. O economista faz críticas frequentes ao Fed, e já disse que o banco não deveria ter elevado a taxa de juros em dezembro do ano passado. Nos últimos dias, ele tem recedido diversas críticas devido a artigos que escreveu no passado criticando as mulheres. Senadores republicanos sinalizaram oposição à sua indicação.

Na semana passada, Herman Cain, empresário e ex-pré-candidato à presidência do país pelo Partido Republicano, também pediu para não ser indicado, diante da aparente falta de apoio no Senado para uma confirmação. Nem Moore nem Cain haviam sido indicados oficialmente por Trump. O Fed possui duas vagas abertas no conselho do Fed. As indicações de Trump aos cargos precisam ser aprovadas pelo Congresso.

As relações políticas de Trump com os dois possíveis candidatos, assim como suas críticas ao Fed, tem levantado questionamentos sobre as interferências políticas nas decisões do banco central norte-americano. Na terça-feira, Trump disse que a economia do país cresceria mais com juros baixos. Ontem, o Fed manteve a taxa básica de juros do país inalterada no intervalo entre 2,25% e 2,5%.

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com