Trump diz que pode ser mediador de conflito entre Paquistão e Índia

Por Carolina Pulice

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. Foto: Gage Skidmore/ Flickr

São Paulo – O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse que o país pode ser mediador entre o Paquistão e a India na questão da região da Caxemira.

“Se eu puder ajudar, vou adorar ser mediador”, afirmou em breve coletiva de imprensa durante encontro com o primeiro-ministro paquistanês, Imran Khan. A região é disputada pelos dois países desde 1947, ano de criação do Paquistão, e teve um episódio de tensão neste ano, quando a India e o país alegaram ter abatidos aviões militares de cada um.

Além da questão, os dois líderes discutiram também o processo de paz no Afeganistão, uma vez que o Paquistão faz parte da mediação entre o governo afegão e o grupo Talibã.

Sobre o processo, Trump disse que deseja retirar as tropas norte-americanas no país, já que o tempo em que os militares estão lá é “ridículo”. Ele disse ainda que o país não está combatendo uma guerra no Afeganistão, e que se estivesse poderia destruir o país em apenas dez dias.

“Se eu quisesse ganhar uma guerra, o Afeganistão seria varrido da face da terra literalmente em 10 dias”, disse. “Eu apenas não quero matar dez milhões de pessoas”, completou, enaltecendo a potência militar de seu país.

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com