Trump diz que Fed não sabe o que está fazendo

Por Carolina Gama

São Paulo – O presidente norte-americano, Donald Trump, voltou a criticar o Federal Reserve (Fed, o banco central do país), repetindo o apelo por uma taxa de juros mais baixa. Segundo ele, isso ajudaria a impulsionar a economia dos Estados Unidos.

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. Foto: Divulgação/ Casa Branca

“O Fed não sabe o que está fazendo”, disse Trump em declarações a repórteres nos jardins da Casa Branca.

O presidente norte-americano tem criticado o banco central norte americano pelo ciclo de alta de juros, chegando a ameaçar transferir o presidente do Fed, Jerome Powell, para o conselho de diretores da instituição.

Atualmente, a taxa de juros está na faixa entre 2,25% e 2,50% ao ano. Em junho, o Fed manteve os juros inalterados, mas deixou a porta aberta para futuros ajustes diante das incertezas comerciais e da fragilidade econômica global.

EMPREGO EM ALTA

Trump também aproveitou a ocasião para comemorar a forte criação de vagas nos Estados Unidos em junho e a baixa taxa de desemprego do país. No mês passado, a economia dos Estados Unidos abriu 224 mil vagas de trabalho e a taxa de desemprego subiu para 3,7%, acima dos 3,6% em maio.

O número de criação de vagas veio acima da projeção dos analistas, que esperavam 169 mil novos postos de trabalho, de acordo com pesquisa da Agência CMA. A taxa de desemprego veio acima da previsão, de 3,6%.