Trump diz que expansão de 2,1% não é ruim diante de ações do Fed

Por Carolina Pulice

São Paulo – O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, comemorou a alta do Produto Interno Bruto (PIB) divulgado hoje, e disse que o resultado não é ruim uma vez que o Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano) pressiona a economia do país.

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. Foto: Divulgação/ Casa Branca

“A alta do PIB para 2,1% não é ruim, já que temos muito peso do Fed em volta do nosso pescoço. Quase não temos inflação. Os Estados Unidos estão prontos para crescer” disse em seu Twitter.

O comentário de Trump ocorre após o Departamento do Comércio norte-americano ter divulgado uma alta de 2,1% do PIB no segundo trimestre de Analistas previam alta de 2,0%. Além disso, esta não é a primeira vez que o presidente norte-americano critica publicamente o banco central do país.

Trump tem feito várias críticas ao Fed, e atribui às altas na taxa de juros feitas pelo banco anteriormente como o motivo para o crescimento menor do país. Além disso, ele defende que um corte na taxa deve vir em breve.

A próxima reunião do Comitê Federal de Mercado Aberto (Fomc, na sigla em inglês) ocorrerá nos dias 30 e 31 deste mês. A taxa está, atualmente, na faixa entre 2,25% e 2,50% ao ano. Em junho, o Fed manteve os juros inalterados, mas deixou a porta aberta para futuros ajustes diante de incertezas comerciais e da fragilidade econômica global

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com