Trump diz que democratas barram recursos para muro por questão política

Por Carolina Gama

São Paulo – O presidente norte-americano, Donald Trump, voltou a criticar a oposição democrata por não aprovar recursos para a construção de um muro na fronteira sul dos Estados Unidos com o México, uma de suas promessas de campanha de 2016. Ele discursava na Conferência da Coalizão Fé e Liberdade, em Washington.

Cerca na fronteira entre México e Estados Unidos. Foto: U.S. Army photo by Sgt. 1st Class Gordon Hyde

“O muro funciona, mas os democratas não nos dão dinheiro para a obra por uma questão política. Os democratas aceitam nos dar recursos para drones e outros equipamentos, mas não para o muro, que será construído. Vou desviar recursos de outros projetos para isso”, afirmou.

Trump culpou a oposição democrata pelo que chamou de crise humanitária na fronteira. “Os democratas são responsáveis pela separação de famílias de imigrantes ilegais e pela situação precária de muitas crianças e adultos que são apreendidos na fronteira. Com uma medida, os democratas podem mudar toda a situação”, disse.

O presidente norte-americano reconheceu o esforço do governo mexicano para controlar os imigrantes que tentam cruzar a fronteira com os Estados Unidos ilegalmente.

“O México finalmente está nos ajudando, enviando milhares de tropas para a região. Por isso não foi preciso impor tarifas comerciais ao México. Os
mexicanos estão fazendo mais por nós na imigração do que os democratas”, acrescentou Trump.

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com