Trump diz que China quer fazer um acordo e que “isso pode acontecer”

Por Carolina Pulice

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. (Foto: Divulgação/Casa Branca)

São Paulo – O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse que a China quer realizar um acordo comercial com o país norte-americano, mas que enquanto os representantes não chegam a um consenso, o país continua ganhando dinheiro, em uma referência à imposição de tarifas sobre os produtos chineses.

“Eles querem fazer um acordo. Isso pode absolutamente acontecer, e enquanto isso muito dinheiro está sendo conquistado pelos Estados Unidos. Muita força tem sido mostrada”, afirmou em um breve pronunciamento.

Trump disse ainda que os países estão tendo “uma pequena disputa” por conta do tratamento dado pelo governo chinês ao país norte-americano. “Fomos tratados injustamente por muitas décadas, e isso deveria ter sido resolvido há muito tempo atrás. Mas acho que vai acabar muito bem. Temos uma posição muito forte. Nós somos o grupo que todo mundo quer tirar vantagem, e não podemos deixar isso acontecer”, ressaltou, dizendo que seu país perde entre US$ 300 bilhões e US$ 500 bilhões por ano com a China.

Ele afirmou que os Estados Unidos possuem uma boa relação com o presidente chinês, Xi Jinping. “A relação que eu tenho com o presidente Xi é extraordinária, mas ele protege a China e eu os Estados Unidos”.

O comentário ocorre após o comunicado do porta-voz do Ministério de Relações Exteriores chinês, Geng Shuang, que disse que a China e os Estados Unidos concordaram em continuar as negociações comerciais, apesar da imposição do aumento de tarifas sobre produtos chineses e a retaliação do governo da China, com a imposição sobre produtos norte-americanos.

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com