Trump critica Pelosi por defender deputada envolvida em polêmica

Por Carolina Pulice

Deputada democrata Ilhan Omar. Foto: Wikimedia Commons

São Paulo – O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, criticou a postura da líder da oposição, Nancy Pelosi, que pediu a retirada de uma publicação do presidente norte-americano em que criticava a deputada democrata Ilhan Omar.

“Antes de Nancy, que perdeu o controle do Congresso e não está fazendo nada, decidir defender sua líder, Ilhan Omar, ela deveria olhar para as declarações anti-Israel, anti-semíticas e de ódio aos Estados Unidos que Omar já fez. Ela está fora de controle, exceto pelo controle da Nancy!”, afirmou o presidente pelo Twitter.

O comentário ocorre após a polêmica do fim de semana, em que Trump publicou um vídeo que relaciona a fala da deputada Ilhan Omar com o ataque terrorista de 11 de setembro, que foi o mais mortal já realizado nos Estados Unidos. No vídeo, Omar teria afirmado que o ataque foi “algo feito por algumas pessoas”. A fala, segundo os democratas, foi tirada de contexto.

A crítica foi vista como um ataque pessoal à deputada muçulmana, que passou a receber ameaças de morte nas redes sociais. Com isso, a líder dos democratas na Câmara dos Deputados solicitou que Trump removesse o vídeo.

“As palavras do presidente pesam uma tonelada, e sua retórica cheia de ódio cria perigo real”, disse Pelosi no domingo.

A porta-voz da Casa Branca, Sarah Sanders, negou que a postagem de Trump incitava o ódio contra a deputada. O vídeo, porém, foi removido da conta oficial de Trump.

Compartilhe com seus amigos